O ANTROPÓLOGO

Outubro 11, 2007

400 cópias ilegais de livros técnicos apreendidas em duas lojas

Filed under: IGAC,Portugal — jorgeantropologo @ 4:31 pm

Segundo Paula Andrade, as apreensões foram feitas no dia 2 de Outubro e na passada segunda-feira numa loja de fotocópias da cidade.

A responsável adiantou que 130 cópias de livros técnicos foram apreendidos numa loja que os estava a vender ilegalmente.

Em nova inspecção à mesma loja, efectuada na segunda-feira, a IGAC apreendeu mais 200 livros fotocopiados que, a preços de mercado, atingem o valor aproximado de 5.400 euros.

Noutro estabelecimento, também em Lisboa, sedeado nas instalações de uma universidade privada, a IGAC aprendeu 70 cópias de livros e ainda cinco originais, destinados a reproduções ilícitas.

A IGAC «faz um combate à fotocópia ilegal, sobretudo quando incide sobre livros técnicos», justificou Paula Andrade.

«Há reprografias que têm os livros digitalizados em computador e depois é só reproduzir», referiu, adiantando que as principais áreas técnicas sujeitas a esta prática são a economia, a gestão e a sociologia.

Na opinião da inspectora, «esta situação, para além de ser um crime, significa a ruína para algumas editoras».

«Estas operações ainda não estão terminadas», assegurou, salientando que a IGAC «tentará combater o fabrico em massa da cópia ilegal, fazendo assim cumprir a lei».

Paula Andrade adiantou que no início do ano lectivo é normal haver um reforço da fiscalização, tendo sido neste âmbito que ocorreram as últimas apreensões, disse a Inspectora-geral da IGAC.

A IGAC é um serviço dotado de autonomia administrativa, na dependência do Ministério da Cultura, com o objectivo de assegurar o desempenho de funções de acompanhamento e avaliação da execução da política cultural.

A inspecção superior e de auditoria junto dos serviços dependentes ou tutelados pelo Ministério da Cultura e a fiscalização de espectáculos de natureza artística e do direito de autor também são competências da IGAC.

Lusa / SOL

1 Comentário »


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

site na WordPress.com.

%d bloggers like this: